terça-feira, 25 de novembro de 2008

STF impede aumento de alíquota previdenciária de servidores do Mato Grosso

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve decisão judicial que impediu o aumento da alíquota da contribuição previdenciária da polícia e dos bombeiros militares do estado do Mato Grosso.
Ela arquivou Recurso Extraordinário (RE 395882) em que o Instituto de Previdência do Estado do Mato Grosso (Ipemat) apontava ilegalidade de decisão judicial que considerou inconstitucional dispositivo legal prevendo a majoração.
O plenário do Tribunal de Justiça do Mato Grosso declarou a inconstitucionalidade do artigo 20 da Lei Complementar estadual 56/99, impedindo o desconto de 12%, a título de contribuição previdenciária, sobre a remuneração dos policiais e bombeiros militares. Com a decisão, permaneceu a alíquota de 8%.
Ao arquivar o recurso do Ipemat, a ministra Cármen Lúcia manteve a decisão do Tribunal de Justiça sob o argumento de que o “Supremo Tribunal Federal, em situações semelhantes, decidiu que a instituição de alíquotas progressivas para a contribuição previdenciária dos servidores públicos ofende o princípio da vedação de utilização de qualquer tributo com efeito confiscatório”.
Sem sucesso, o instituto de previdência alegou no STF que a lei estabeleceu alíquotas diferenciadas sobre a renda dos servidores públicos do estado com o intuito de preservar o “princípio constitucional da equidade na forma de participação de custeio, visando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do regime da previdência social”.
Processo: RE 395882
Fonte: STF

3 comentários:

Anônimo disse...

Нello! I just wanted to аsk if уou еver have аny issues with hackeгs?
My lаst blog (wordpгess) was hackеԁ and I
ended up losіng a few months οf hard work ԁue to no ԁata backuρ.

Do you havе any sοlutionѕ to protect аgainst hackers?
Feel free to surf my site :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Magnіficent website. A lot of helρful infoгmation here.

I'm sending it to a few buddies ans also sharing in delicious. And obviously, thanks on your effort!

Also visit my page :: www.sfgate.com

Anônimo disse...

I dо trust all thе idеаs you've presented on your post. They are really convincing and can definitely work. Still, the posts are very brief for beginners. May just you please extend them a little from next time? Thank you for the post.

Look at my blog post ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Postar um comentário

 
_